Muitas mulheres se encontram dentro de uma personagem que tem a força de representar todas elas. É assim que Rosana Urbes mostra Guida, curta-metragem de animação que sintetiza o universo feminino. De forma poética e nostálgica, o filme propõe a reflexão sobre o tempo e a idade, apresentando uma personagem-símbolo de vitalidade e responsabilidade, deixando claro que, independente de idade, o que importa mesmo é ser feliz.
Oito mil desenhos feitos a lápis e aquarela compõem o filme de 11 minutos. Traduzindo em movimentos o olhar criativo da diretora e o domínio de técnicas do stop motion e 2D quadro a quadro, Guida respira arte. Desde a sutil estética em tons rosa, destacando a sensibilidade, até à trilha sonora, que determina o ritmo da narrativa e o desfecho do conto.
Cansada da vida monótona e solitária, a protagonista descobre um modo artístico de se expressar e passa a viver num mundo de sonhos onde nada pode mudar o que ela é, o que sente e o quanto quer. Anunciando com astúcia a beleza de cada idade, Rosana Urbes convida cada mulher a encontrar a Guida que há dentro de si e mudar seus conceitos. A produção foi vencedora do World Animation Celebration de 2014 na categoria de Animação Tradicional.
E você? Está esperando o que para ir de encontro a Guida? Clique na imagem abaixo e conheça seu universo!