Uma das principais vitrines de curtas-metragens do Brasil confirma as datas para a edição de 2016 e também abre inscrições para a participação no festival. O Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-Metragem abre as inscrições para sua 9ª edição nesta quarta-feira (20) e segue até o dia 20 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário no site do festival e enviar um link protegido dos filmes com senha (Vimeo ou Youtube). Não há limite quanto ao número de trabalhos por participante e a inscrição é gratuita.

Em 2016, a grande novidade do festival é a mudança em sua data. Consagrado no mês de novembro, o evento a partir deste ano passa a acontecer em abril, entre os dias 18 a 22, abrindo assim a agenda dos festivais em Pernambuco. Além da exibição de filmes, a programação deste ano inclui seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. Na edição 2015 foram homenageados Camilo Cavalcante e Gilda Nomacce e os grandes vencedores foram Gangarras, dos Alunos do Educandário Coração de Jesus, na Mostra Dália da Serra, Uma Família Ilustre, de Beth Formaggini (PE), na Mostra Competitiva Nacional, e Contínuo, de Odécio Antonio e Carlos Ebert (PB).

O festival, assim como no ano anterior, possui três mostras competitivas: Nacional, Primeiros Passos (Diretor estreante) e Dália da Serra (alunos da região capacitados por oficinas), com os seguintes prêmios: Curta Metragem, Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Edição, Ator, Atriz, Direção de Arte, Som e Trilha Sonora. A seletiva Dálias da Serra também terá tais prêmios, exceto os de Som, Trilha Sonora e Direção de Arte. Outro atrativo será a participação dos júris da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes e ABD/APECI – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas/ Associação Pernambucana de Cineastas.

Festival Internacional Curta Taquary

Idealizado por Alexandre Soares, diretor e curador do festival, o Curta Taquary teve início em 2005. Reúne artistas, ativistas e amantes da sétima arte em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com a proposta de apresentar uma grande diversidade de curtas-metragens nacionais e internacionais ao público da região.

Desde a primeira edição o festival já apresentou mais de 1200 curtas para mais de 40 mil pessoas, contando com a presença de seus realizadores de várias partes do Brasil e de países da América Latina. O projeto tem incentivo e patrocínio da Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco.