Trazendo na bagagem 25 filmes, aos 33 anos Alice Braga inicia uma nova fase de sua carreira. A atriz brasileira fará uma grande estreia como protagonista na TV dos EUA na nova série da USA Network, do grupo NBC, chamada A Rainha do Sul (Queen of the South). A atriz assinou um contrato de cinco anos com a produtora e viverá a traficante mexicana Teresa Mendoza.
Em entrevista ao site Notícias da TV, Alice disse ser contrária “à glamurização das drogas na TV e no cinema”, no entanto acha válido quando o foco das histórias de traficantes são os personagens e não o produto. Tanto é que é que se declara fã de Narcos, protagonizada por Wagner Moura. “Ele foi uma das pessoas que me inspiraram nessa jornada. Ele sendo o rei do tráfico [no papel do traficante colombiano Pablo Escobar] e eu a rainha, está feito”, brinca.
A adaptação do livro La Reina del Sur, de Arturo Perez-Reverte, a série é uma das apostas do canal que levou o último Globo de Ouro por Mr. Robot. Em A Rainha do Sul, Teresa herda do namorado um verdadeiro império de narcotráfico no México. Para Alice, um dos fatores mais relevantes na sua concepção é o fato de a personagem feminina assumir a liderança em um universo predominantemente masculino.
“É muito interessante como atriz fazer um personagem que normalmente é interpretado por homens. Geralmente, quando nós [mulheres] somos protagonistas de alguma coisa, é sempre em algo relacionado aos homens: ou estamos procurando marido, ou nos separando do marido. Esse é um personagem que poderia ser interpretado por um homem, mas é a jornada de uma mulher, tem o diferencial da força dela. Me acharam a heroína da ação”, disse.
Essa é a segunda vez que La Reina del Sur é adaptado para a TV. A primeira adaptação foi em 2011 com uma novela com 63 episódios produzida pela Telemundo. Na versão seriada, a primeira temporada terá 13 episódios e estreia dia 23 de junho nos Estados Unidos. No Brasil, a transmissão será feita pelo canal Space a partir do dia 7 de julho. Confira o trailer: