Até o dia 10 de julho, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro estará exibindo a mostra obrigatória para todo amante do cinema. A exposição Esboço de Cinema – A Arte do Storyboard apresenta um panorama histórico e artístico dos storyboards, as sequências gráficas com desenhos quadro-a-quadro que auxiliam o diretor a pré-visualizar uma cena.

Com curadoria de Hernani Heffner, a exposição se divide em duas partes: “O storyboardno cinema brasileiro” e “O mestre Arturo Uranga”, um dos primeiros a realizar esse trabalho no Brasil. Fazem parte da mostra cerca de 20 storyboards produzidos nos últimos 40 anos, entre eles o primeiro da história do cinema brasileiro, feito pelo artista Carybé em 1953 para o filme O Cangaceiro, de Lima Barreto.

O objetivo da exposição é fazer um resgate histórico e mostrar a diversidade e arte dos storyboarders, especialmente no Brasil. “Os primeirosstoryboards eram mais artísticos, há alguns feitos em aquarela, por exemplo, eram mais parecidos com obras de arte. Com o passar do tempo, a velocidade necessária para o diretor tomar decisões, tornou o desenho mais técnico, com marcações específicas”, explica o curador Heffner.

Confira a exposição Esboço de Cinema – A Arte do Storyboard

Até quando: 10 de julho de 2016
Onde: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Como chegar: Av. Infante Dom Henrique 85 – Parque do Flamengo – Rio de Janeiro-RJ
Que horas: terça a sexta, de 12h às 18h, e sábado, domingo e feriado, de 11h às 18h
Quanto: R$ 14
Visitação gratuita para amigos do MAM e crianças de até 12 anos. Às quartas-feiras, a partir das 15h, a entrada é liberada para todos os visitantes.