Galeria F, novo documentário de Emília Silveira, conta a história de Theodomiro Romeiro dos Santos, ex-preso político condenado à morte que escapou da ditadura militar no Brasil. Com elementos de um road movie, a trama acompanha Theodomiro e seu filho mais velho em uma viagem que refaz sua fuga.
Veja mais: 11 filmes para entender a ditadura militar no Brasil
“Galeria F” é uma produção da 70 filmes, com coprodução da Globo Filmes, Globonews, Canal Brasil e Santo Guerreiro. O documentário foi selecionado para a mostra Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens do festival É Tudo Verdade, com exibição em São Paulo nos dias 10 e 11 de abril, no CineArte, e no Rio de Janeiro nos dias 12 e 13 de abril, no Espaço Itaú Botafogo.
Sinopse
Theodomiro Romeiro dos Santos começou a combater a ditadura aos 14 anos. Aos 18, é capturado por agentes militares. Reage à prisão e mata um militar que tentava atingir um companheiro. Após sobreviver às torturas e cumprir 9 anos de prisão, volta a ser ameaçado de morte e decide fugir . Galeria F refaz com Theo o caminho dessa fuga, 40 anos depois. Quem o acompanha na aventura é o filho Guga que, pela primeira vez,entra em contato com a verdadeira história do pai.