Depois de ser selecionado para a mostra Horizontes do Festival de Veneza, o novo longa de Gabriel Mascaro também será exibido no Festival de Toronto, o mais concorrido das Américas que este ano chega a sua 40ª edição. Boi Neon participa de uma nova mostra do festival, a Plattform. Ela é destinada à valorização da produção audiovisual autoral e tem na comissão julgadora os consagrados cineastas Claire Denis, Agnieszka Holland e Jia Zhang-ke.

“Exibir o filme na competição de Toronto – onde Claire Denis e Jia Zhang Ke são jurados: isso para mim já é um grande prêmio e uma linda conquista para dividir com a equipe depois de tanta energia coletiva empenhada nesse projeto”, destaca Gabriel Mascaro. O Festival de Toronto começou nesta quinta-feira (10) e segue até o dia 20 deste mês exibindo quase 300 filmes de mais de 70 países.

Sobre “Boi Neon”

Nos bastidores das vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de soltá-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho: Zé, Negão, Galega (e sua filha Cacá). O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o pólo de confecção de roupas na região do semi-árido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.

No elenco do longa estão Juliano Cazarré (de Serra Pelada, A Festa da Menina Morta, série Alice e novela Avenida Brasil),  como protagonista; Vinícius de Oliveira (mundialmente conhecido por sua atuação em Central do Brasil, ao lado de Fernanda Montenegro); e Maeve Jinkings (de O Som ao Redor, Falsa Loura e Amor Plástico e Barulho).