A estudante de Cinema Manoela Cezar, de São Paulo (SP), precisava encontrar uma alternativa rápida e viável para arrecadar fundos e produzir o seu segundo curta-metragem. O financiamento coletivo parecia uma boa ideia, já que é de simples organização e pouco burocrático, mas não traria retornos de maneira tão imediata quanto precisava. E foi aí que pensou em uma alternativa aos sites de crowdfunding e decidiu usar as redes sociais para resolver a questão com aquilo que já tivesse em mãos.

Assim, Manoela selecionou peças do seu guarda-roupa e criou o Roupas por Filmes, um Tumblr que virou vitrine das roupas que vende para financiar sua produção. “Eu já consegui vender bastante coisa. Vieram a minha procura meninas não só de São Paulo, como também de outros estados, e eu envio para elas pelos Correios. Ainda falta bastante, mas a resposta está sendo muito boa. No geral, as pessoas parecem ter interesse em ajudar o filme”, disse.

Screen_Shot_2015-07-07_at_8.49.26_PM
Equipe do curta-metragem “Mapa”, de Manoela Cezar. Foto: Reprodução/Catarse

O nome provisório do novo projeto de Manoela é Velho e as gravações estão previstas para começar em novembro. No mês de julho, o seu primeiro curta-metragem, chamado Mapa, esteve em campanha de arrecadação no Catarse. Com o apoio de 24 colaboradores, a equipe conseguiu ultrapassar quase R$ 1 mil da meta inicial de R$ 4 mil.

“Como poucas pessoas conhecem os filmes dos estudantes que estão saindo das faculdades de Cinema, conseguir ganhar um edital ou financiamento a partir de leis fica mais complicado ainda. Por isso, vejo o crowdfunding como uma maneira de engajar quem quer ajudar, e também como um meio de divulgar o seu projeto”, explica.

Sobre o curta

Em Velho, os protagonistas são os mais diversos tipos de relações. O personagem principal da trama é João, um garoto de 16 anos, meio moleque e meio velho, que está tentando compreender as relações entre as pessoas a sua volta. José, seu avô, contrata uma mulher 30 anos mais nova para ser sua namorada; enquanto o pai de João, divorciado, também tenta introduzir sua nova namorada ao filho.

Para complicar ainda mais a situação, João também tem que encarar que sua namorada, Carol, está quase terminando com ele. Nesse momento de ansiedades, incertezas e também de rebeldias, João descobre a origem do relacionamento de seu avô e começa a pedir dinheiro em troca de silêncio perante à família.

Ficha técnica

Sinopse: O curta-metragem Velho fala sobre João, um garoto de 16 anos que vive um momento de tomada de consciência sobre as relações interpessoais encontradas no círculo familiar; relações amorosas; de gênero e idade; além das relações de poder e dinheiro. Isso tudo acontece por meio de um processo de autodescobrimento, que vai definir seu próprio caráter.

Direção e Roteiro: Manoela Cezar
Assistente de direção: Marina Kosa
Direção de fotografia: Guilherme Garofalo
Direção de arte: Beatriz Politi
Som direto: Rodrigo Lavorato
Montagem: Nicolas Thomé Zetune
Produção: Pedro Geraldo

[authorbox authorid=”2″ title=”Sobre a Autora”]