Depois da adaptação para os teatros brasileiros em 2014, pelas mãos da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, Os Saltimbancos Trapalhões vai ganhar um remake para os cinemas. A confirmação foi dada pelos atores e humoristas Renato Aragão, o Didi Mocó, e Dedé Santana. O lançamento da nova produção está prevista para 2017.

A dupla remanescente da trupe Os Trapalhões mais uma vez tenta salvar um circo que está à beira da falência. Na nova versão de Os Saltimbancos, haverá uma cena em que um dos trapalhões recebe por engano uma estatueta na cerimônia do Oscar. No elenco do remake, ainda estão Letícia Colin, Marcos Frota e Alinne Moraes.

https://www.youtube.com/watch?v=mm9nzLnPppI

Em 1981, ano de lançamento da versão original com direção de J. B. Tanko, Os Saltimbancos Trapalhões entrou para história do cinema nacional como uma das maiores bilheterias já registradas. Até os dias atuais, é considerado por muitos o melhor filme da trupe, que entre 1965 e 1999 produziu mais de 40 longa-metragens.

O filme resgata e adapta para o cinema todo o bom humor e a poesia da clássica peça do teatro italiano Os Saltimbancos, de Sérgio Bardotti e Luis Enriquez Bacalov — e inspirada no conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm. Quem realizou a tradução para o português foi Chico Buarque de Hollanda, que também aparece na trilha sonora da primeira versão.

Os Saltimbancos Trapalhões retrata a luta de classes, entre os explorados trabalhadores circenses contra o autoritário mago e proprietário do negócio, Assis Satã. O filme foi lançado no final de 1981, ano que marcava os fins da ditadura militar no Brasil, e trazia um refrão ousado: “Alô, liberdade!” — anunciando a chegada de novos tempos.