Mesmo após a demissão de mais de 50 funcionários, entre eles a apresentadora e cineasta Marina Person; extinção de programas como Zoom — espaço de difusão de curtas-metragens, Cocoricó, Bem Brasil; ameaças de acabar com o Viola Minha Viola, Provocações e reestruturar o Quintal da Cultura, a TV Cultura nega sua crise. Na última semana, artistas que já passaram pela emissora se uniram para denunciar o sucateamento e abandono da rede de rádio e TV pública.

Assim começou a campanha #EuQueroACulturaViva, movimento que se posiciona contra as demissões em massa e o processo de desmonte e terceirização da programação da Cultura. Uma petição lançada no Avaaz busca levantar 200 mil assinaturas virtuais que serão encaminhadas ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e o Conselho Curador da Cultura.

No texto da petição, o movimento afirma acompanhar o fim da TV Cultura “estarrecidos, mas não passivamente”. “Vamos lutar para impedir o desmanche da Cultura. Queremos a Cultura viva, refletindo a diversidade e a pluralidade do povo paulista e brasileiro. Queremos a Cultura viva, mas queremos que ela seja ainda mais pública, que ouça a sociedade, que espelhe de forma criativa a complexidade e a efervescência cultural do nosso estado e do Brasil”, destaca.

História

Há 55 anos no ar, a TV Cultura de São Paulo foi eleita pelo instituto Populus a segunda emissora televisiva de maior qualidade do mundo, ficando atrás apenas da britânica BBC One. Mesmo com o fim da transmissão via antena parabólica (interrompida neste ano sob a justificativa de readequação orçamentária) e demais problemas enfrentados na atualidade, mais de 1,7 mil municípios brasileiros, de 20 estados, recebem o sinal da emissora e o canal aberto é acessível a 117 milhões de brasileiros.

Confira abaixo o vídeo-manifesto que conta com a colaboração de Luciano Amaral, Gabi França, Sabrina Parlatore e outros nomes que já passaram pela equipe da TV Cultura.

O Assiste Brasil quer a Tv Cultura viva, e você? No ano passado, a TV Cultura foi eleita a segunda emissora televisiva…

Posted by Assiste Brasil on Segunda, 10 de agosto de 2015

Para contribuir com o movimento, assine a petição neste link e compartilhe!