A distribuidora Embaúba Filmes marca o lançamento de sua plataforma de streaming com uma mostra gratuita de filmes brasileiros. A 1ª Mostra Embaúba Play apresenta 80 produções, incluindo longas, médias e curtas, entre 14 de maio (a partir das 12h) e 12 de junho. As exibições são gratuitas e acontecem em seis programas – todos com curadorias e temáticas específicas – disponibilizados no site.

O primeiro deles é o de Pré-estreias e Lançamentos da Embaúba Filmes, que apresenta dez longas-metragens da distribuidora ainda inéditos no circuito comercial. Dois títulos do programa serão exibidos ao público pela primeira vez: Aqui Jaz Teu Esquema, de Gabraz Sanna, e o documentário Brizolão, de Jéferson, que tem como tema a educação pública no Brasil, a partir da experiência dos CIEPs, projeto de Brizola e Darcy Ribeiro.

Na abertura e encerramento será exibido o curta sem título#1: Dance of Leitfossil, de Carlos Adriano, que ficará disponível durante os três primeiros e os três últimos dias da 1ª Mostra Embaúba Play. O filme faz parte da série Apontamentos para uma AutoCineBiografia (em Regresso).

A estreia da plataforma ainda conta com a exibição especial do média A Grávida da Cinemateca, de Christian Saghaard, em protesto contra o descaso com a Cinemateca Brasileira. O filme acompanha Isabel, funcionária e pesquisadora da instituição, que se descobre grávida ao mesmo tempo em que é informada de que Cinemateca Brasileira irá fechar, e todos serão demitidos. Indignada, ela resolve agir.

Programas da 1ª Mostra Embaúba Play

Durante cinco semanas, a mostra disponibiliza dezenas de filmes brasileiros apresentados em seis programas com curadorias e temáticas diversas. Conheça a seguir os títulos selecionados.

Pré-estreias e Lançamentos da Embaúba Filmes

Aqui Jaz Teu Esquema, de Gabraz Sanna

Brizolão, de Jéferson,

Eu, empresa, de Leon Sampaio e Marcus Curvelo

Kevin, de Joana Oliveira

Espero que esta te encontre e que estejas bem, de Natara Ney

Pajéu, de Pedro Diógenes

Entre nós talvez estejam multidões, de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito

É Rocha e Rio, Negro Leo, de Paula Gaitán

Rua Guaicurus, de João Borges

Fé e fúria, de Marcos Pimentel

10 + 15 – Pulsões de Um Cinema Brasileiro (curadoria de Daniel Queiroz)

A cidade é uma só?, de Adirley Queirós

Girimunho, de Clarissa Campolina, Helvécio Marins Jr.

O que se move, de Caetano Gotardo

Os dias com ele, de Maria Clara Escobar

Ela volta na quinta, de André Novais Oliveira

A vizinhança do Tigre, de Affonso Uchôa

Retratos de identificação, de Anita Leandro

Martírio, de Vincent Carelli

O clube dos canibais, de Guto Parente

Fakir, de Helena Ignez

As aventuras de Paulo Bruscky, de Gabriel Mascaro

O duplo, de Juliana Rojas

Retrato n.1 povo acordado e suas mil bandeiras, de Edy Yatri Ioschpe

O porto, de Clarissa Campolina, Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Julina de Simone

Casa forte, de Rodrigo Almeida

Nada é, de Yuri Firmeza

Nova Dubai, de Gustavo Vinagre

Mains Propres, de Louise Botkay

Na missão, com Kadu, de Aiano Bemfinca, Kadu Dantas, Pedro Maia de Brito

A maldição tropical, de Luisa Marques, Darks Miranda

Confidente, de Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes

Vando vulgo Vedita, de Leonardo Mouramateus

Mamata, de Mascus Curvelo

El meraya, de Melissa Dullius, Gustavo Jahn

Travessia, de Safira Moreira

Também Somos Rascunhos (curadoria de Ewerton Belico)

Cidade desterro, de Gláucia Soares

Santos Dumont Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano

La llamada, de Gustavao Vinagre

O clube, de Allan Ribeiro

Mundo incrível remix, de Gabriel Martins

Pontes sobre abismos, de Aline Motta

Vida, sobre  Maria Gladys, de Paula Gaitán

Éramos 7 hoje 6, de Francisco Valença Pereira

Elegia de um crime, de Cristiano Burlan

Uma noite sem lua, de Castiel Vitorino Brasileiro

Testemunhar, Fabular, Existir – Modulações de um Quilombocinema Brasileiro Contemporâneo (curadoria de Tatiana Carvalho Costa)

(Outros) Fundamentos, de Aline Motta

Um ensaio sobre a ausência, de David Aylan

Relatos tecnopobres, de  João Batista Silva

Obatala, de Sebastian Wiedemann

Tudo o que é apertado rasga, de Fábio Rodrigues Filho

Pattaki, de Everlane Moraes

Looping, de Maick Hannder

Estado de neblina, de Bruno Ramos

A felicidade delas, de Carol Rodrigues

Brooklin, de Coletivo CineLeblon

Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira

Orgia ou o Cinema Que Deu Cria (curadoria de Victor Guimarães)

Ossos, de Helena Ignez

Batguano, de Tavinho Teixeira

Aluguel: o filme, de Lincoln Péricles

Bom dia Carlos, de Gurcius Gewdner

Remixcracho, de Léo Pyrata

Antes da encanteria, de Paula Soares, Elena Meirelles, Gabriela Pessoa, Jorge Polo e Lívia de Paiva

Os anos 3000 eram feitos de lixo ou (quando a dignidade da raça humana se afogou no chorume estático da arte da hipocrisia), de Cleyton Xavier, Clara Chroma e Ana All

Waleska Molotov, de Amanda Seraphico

RODSON ou (Onde o sol não tem dó), de Cleyton Xavier

Canto dos ossos, de Petrus de Bairros e Jorge Polo

A Fluidez da Forma no Cinema Indígena (Júnia Torres)

Wai’a Rini, de Divino Tserewahú

Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta, de Morzaniel Ɨramari Yanomami

Nhema’en Tenondere – Além do olhar, de Alberto Alvares

Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio, de Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Johnaton Gomes, Joilson Brites, Johnn Nara Gomes, Sarah Brites, Dulcídio Gomes, Edna Ximenes

Tekowe Nhepyrun – A origem da alma, de Alberta Alvares

ATL: acampamento Terra Livre, de Edgar Kanaykõ Xakriabá

Bimi, Shu Ikaya, de Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin e Zezinho Yube

Teko Haxy – Ser imperfeita, de Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro

O verbo se fez carne, de Ziel Karapotó

Yãmiyhex, as mulheres-espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali

Yvy Pyte – Coração da Terra (Guaiviry), de Genito Gomes, Johnn Nara Gomes

Topawa, de Kamikia Kisedje e Simone Giovine

ZAWXIPERKWER KA’A – Guardiões da Floresta, de Jocy Guajajara e Milson Guajajara