O site de notícias Deadline confirmou nesta quinta-feira (11) que José Padilha (Tropa de Elite) vai dirigir Entebbe, longa-metragem baseado em uma missão de resgate contraterrorista. A trama é baseada na Operação Entebbe, comandada pelas Forças de Defesa de Israel no Aeroporto Internacional de Entebbe, em Uganda.
No dia 4 de julho de 1976, quatro terroristas, sendo dois palestinos e dois alemães, sequestraram um avião e exigiram a libertação de dezenas de prisioneiros palestinos. Esta não é a primeira vez que a história será recontada no cinema. O primeiro filme a retratar a Operação Entebbe foi Raid on Entebbe (Resgate Fantástico, 1977), de Irvin Kershner. Em 2000, Eyal Sher produziu o documentário Operation Thunderbolt: Entebbe.
Com viés documental, Entebbe reconstituirá o caso a partir dos pontos de vista dos personagens dentro do avião. Padilha trabalhará em parceria com o roteirista britânico Greg Burke, que assinou o roteiro de 71: Esquecido em Belfast (Yann Demange, 2013). Quem realiza o novo longa do cineasta é a produtora Studiocanal, que cofinanciou o reboot de Robocop e também participou da produção de Tropa de Elite.