A mostra Neville 80, promovida pela Cinemateca do MAM Rio, foi prolongada até 31 de maio. A programação celebra os 80 anos do diretor Neville D’Almeida com sete longas e alguns curtas-metragens de sua filmografia. Todos os filmes estão disponíveis para acesso gratuito na página da mostra no Vimeo.
Nascido em 15 de maio de 1941 em Belo Horizonte (MG), Neville D’Almeida é um dos nomes de relevância do cinema moderno brasileiro. Iniciou sua carreira em 1960 e perpassou diferentes movimentos artísticos e cinematográficos em sua trajetória, explorando faces políticas, poéticas e populares.
Entre as obras em exibição na mostra Neville 80 está Jardim de Guerra (1968), primeiro longa do diretor, editado e censurado pelo regime militar brasileiro. Uma cópia com a versão original, exibida na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 1969, foi resgata anos depois na Europa.
Mostra Neville 80
A mostra compreende obras lançadas entre os anos 1960 e 2010. Confira a seguir os títulos que integram a programação e as sinopses.
Programa 1. Jardim de Guerra de Neville D’Almeida. Brasil, 1968. 100′. Classificação indicativa 18 anos
Sinopse: Um jovem amargurado e sem perspectivas, apaixona-se por uma cineasta e é injustamente acusado de terrorista por uma organização de direita que o prende, o interroga e o tortura.
Programa 2. A Dama do Lotação de Neville D’Almeida. Brasil, 1978. 90′. Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Solange casa com o amigo de infância Carlinhos e durante a lua-de-mel tenta adiar a consumação do matrimônio levando o marido a possuí-la violentamente, causando-lhe um trauma. Assediada por pesadelos, Solange procura um psicanalista mas não encontra a paz. Decide tentar algo mais prático: trai Carlinhos com seu melhor amigo, Assunção. A experiência fracassa e, no desespero de afirmar a própria sexualidade reprimida sob aparente frigidez, Solange passa a sair todas as tardes, buscando no ônibus companheiros para aventuras sexuais.
Programa 3. Os sete gatinhos de Neville D’Almeida. Brasil, 1980. 109′. Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Seu Noronha é continuo da Câmara dos Deputados, onde serve cafezinho aos parlamentares. Aracy, sua esposa, a quem chama de Gorda, vive na mais completa solidão. O casal tem cinco filhas, quatro das quais prostitutas. Seu Noronha faz vista grossa para o comportamento de Débora, Arlete, Aurora e Hilda, desde que todas contribuam para o enxoval da caçula. Silene com 15 anos, interna num colégio de rígida disciplina, é um símbolo de pureza, mantida fora do ambiente familiar e preservada para o casamento.
Programa 4. Rio babilônia de Neville D’Almeida. Brasil, 1982. 115′. Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Um jornalista é convidado a acompanhar um traficante internacional de ouro em sua estadia no Rio de Janeiro, e começa a investigar sua vida. Eles acabam passando por diversas situações na cidade, desde muitas festas até confrontos com a polícia.
Programa 5. Matou a família e foi ao cinema de Neville D’Almeida. Brasil, 1991. 86′ Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Jovem assassina pai e mãe e vai ao cinema, onde assiste a varias mortes anunciadas por manchetes de jornais sensacionalistas, entremeadas por cenas de um homem que rouba calcinhas de mulheres.
Programa 6. Navalha na carne de Neville D’Almeida Brasil, 1997. 105′. Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Neusa é uma prostituta decadente e explorada por Vado, seu cafetão. Em meio a brigas e desavenças, ela vai às ruas para ganhar dinheiro enquanto Vado sai com outras mulheres e passa a vida sossegado. O que eles não esperavam, era que Veludo, um homossexual que trabalha como faxineiro, roubasse todo o dinheiro deles para comprar drogas.
Programa 7. A frente fria que a chuva traz de Neville D’Almeida. Brasil, 2015. 80′ Classificação indicativa 16 anos.
Sinopse: Grupo de jovens ricos aluga uma laje na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, onde organiza festas regadas a bebidas e drogas. Entre eles, está Amsterdã, uma jovem pobre que se infiltra nas festas dos ricos para conseguir drogas, mesmo que tenha que pagar com favores sexuais.
Curtas-metragens
Programa 8. Boa noite Cinderela de Neville D’Almeida. Brasil, 2010. Com Ana Tavares e Otávio III. 18’. Classificação 18 anos.
Programa 9. Redenção de Joaquim Haickel e Neville D’Almeida. Brasil, 2017. Com Daya Ananias. 15’. Classificação 18 anos
Programa 10. A Voz do Provocador. Parte 1. Os artísticos de Neville D’Almeida. Brasil, [s/d]. Com Antônio Abujamra. 4’ + O Provocador. Internacionalização da Amazônia de Neville D’Almeida. Brasil, [s/d]. 5’+ O Diário de Jane Joy. Episódio: Receita de sedução de Neville D’Almeida. Brasil, [s/d]. 1’20’’. + O Diário de Jane Joy. Episódio: Calcinha de Neville D’Almeida. Brasil, [s/d]]. 2’. + A água, a mulher e o regador de Neville D’Almeida. Brasil, [20xx]. Com Ana Tavares. 6’. Classificação 18 anos.