Entre 2 e 9 de junho acontecem as primeiras exibições da Mostra Ecofalante de Cinema deste ano. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será realizado em duas etapas, sendo esta primeira relacionada ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. No período do evento, que traz como tema Especial Amazônia, serão disponibilizados filmes e séries, quase em totalidade brasileiras, além de debates com artistas, pesquisadores e pensadores. O acesso é gratuito na plataforma do Petra Belas Artes.

A programação apresenta 16 filmes e duas séries, dentre elas a produção exclusiva da HBO Transamazônica: Uma Estrada Para o Passado, dirigida por Jorge Bodanzky e Fabiano Maciel. Além desta, outras três realizações de Bodanzky integram a mostra: o marcante drama documental codirigido por Orlando Senna Iracema – Uma Transa Amazônica (1975) e dois documentários codirigidos por Wolf Gauer, Jari (1979) e Terceiro Milênio (1981).

Edna, de Eryk Rocha, ficará disponível por 24h na Mostra Ecofalante de Cinema – Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia. Imagem: Reprodução

Outros destaques do evento são a pré-estreia mundial de BR Acima de Tudo (Fred Rahal Mauro) e as exibições dos prestigiados A Última Floresta (Luiz Bolognesi), Edna (Eryk Rocha) e Soldados da Borracha (Wolney Oliveira), que abre a mostra. A programação completa com horários e datas de disponibilização dos conteúdos, assim como sinopses, trailers e debates, podem ser consultados no site www.ecofalante.org.br. A segunda etapa da Mostra Ecofalante, que marca sua décima edição, será realizada em setembro.

Ative as notificações do site ou inscreva-se pelo e-mail para receber notificações sobre festivais e mostras com filmes brasileiros em exibição.