Em três volumes, a Coleção Cinema Brasileiro faz o resgate do cinema clássico brasileiro e a almejada proposta de cinema industrial no Brasil. Disponibilizados gratuitamente no site, as publicação também podem ser acessadas no formato digital acessível, através do aplicativo DDReader (Dorina Daisy Reader).

O primeiro volume da Coleção, “O cinema de Humberto Mauro“, traça um panorama que expõe a progressão dos filmes de Humberto Mauro, magistral cineasta do período clássico. No ensaio de abertura, a pesquisadora de cinema Sheila Schvarzman parte dos primeiros filmes que o diretor realizou durante o Ciclo Regional de Cataguases, entre 1923 e 1930, e expõe o seu estilo pela maneira como ele explora a natureza nos cenários e emprega o melodrama e triângulos amorosos, além de construir aspectos de uma identidade nacional.

Em “Limite, o filme de Mário Peixoto“, segundo volume da coleção, ensaios escritos por pesquisadores e críticos de cinema, com abordagens do processo de restauração à estética, discutem Limite, considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) o melhor filme brasileiro de todos os tempos.

José Carlos Avellar, por exemplo, define que ver Limite, hoje, é ver o filme através dos olhos de Saulo, por ter sido ele o responsável em restaurar e reordenar os fotogramas. Em seu texto, Avellar também comenta sobre a parte estética do filme e o processo de criação de Mário Peixoto.

No terceiro volume da Coleção Cinema Brasileiro, a trajetória das produções realizadas nos estúdios da Cinédia, nas décadas de 1930 e 1940, é o tema contemplado em “Entre filmes e histórias da era dos estúdios“. O lançamento acontece nesta terça-feira (22).

O aplicativo e os volumes destinados a pessoas com deficiência visual estarão disponibilizados gratuitamente no site da Coleção, e no site e biblioteca da Fundação Dorina Nowill para Cegos. A publicação em modo acessível também estará disponível em mídia digital (DVD) com distribuição gratuita em bibliotecas e instituições parceiras da Fundação.

Para conferir os volumes já disponíveis para download, acesse o link