O curta nacional A Toca dos Dois Signos: Epílogo, dirigido por Bruno Decc e produzido pela Filme Filmes, venceu o prêmio de Melhor Filme Experimental no Festival de Filmes de Curta Duração Aesthetica, na Inglaterra. O festival, reconhecido pelo BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), é conhecido por lançar realizadores independentes no circuito cinematográfico internacional. O festival que aconteceu em York, Inglaterra, recebeu este ano mais de 4 mil filmes inscritos de todo o mundo.
O filme retrata uma realidade alternativa onde houve uma inversão: a cultura global dominante não é mais a anglo-saxã e sim afro-descendente. Três personagens de eras diferentes (A Mulher Pré-Histórica, A Mulher Moderna e o Monge Cientista) enfrentam as adversidades naturais e culturais de seus tempos respectivos e, de maneira implícita, através da inversão, expõe os atuais e reais mecanismos de opressão e marginalização étnica.
A obra preza por uma riqueza em detalhes e se apresenta uma narrativa críptica, que não oferece um entendimento imediato. Isso contrasta com a linguagem audiovisual dominante, onde se busca uma leitura absolutamente clara das situações retratadas. A produção foi realizada através de doações privadas e apoio da Maria Farinha Filmes, livre de restrições ideológicas e mercadológicas.
Atualmente, o diretor Bruno Decc e a Filme Filmes estão em fase de produção da versão de longa duração do curta vencedor, também nos moldes de produção autoral. O resultado final será um tecno thriller sobre o poder do conhecimento e crítica ao pensamento etno historicista. Confira o teaser: