Dois filmes brasileiros foram premiados no Festival de Guadalajara deste ano. Corpo Elétrico, de Marcelo Caetano, recebeu o Prêmio Maguey, um dos mais importantes do cinema LGBT; e As Duas Irenes, de Fábio Meira, venceu nas categorias de Melhor Primeiro Filme e Melhor Fotografia (Daniela Cajías).

O projeto de Corpo Elétrico participou do Berlinale Talents e foi contemplado em 2015 pelo programa da Ancine de apoio a filmes e projetos brasileiros em eventos e workshops internacionais. Caetano, que foi assistente de direção de Mãe Só Há Uma e de Boi Neon, conta a história de um jovem paraibano que vê sua vida absorvida pelo excesso de trabalho em uma fábrica de roupas em São Paulo. A produção do filme é de Anna Muylaert e Ivan Melo.

O filme de Fábio Meira As Duas Irenes, esteve este ano no Festival de Berlim junto a outras onze produções e coproduções brasileiras. Meira foi corroteirista do filme De Menor, de Caru Alves de Souza, e estreia na direção. Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene.

Foto: Divulgação/Vitrine Filmes