Após receber o prêmio do júri de melhor curta-metragem no ONE SHOT International Short Film Festival, na Armênia, Angústia, do cineasta maranhense Frederico Machado, conquistou nesta segunda (25) seu segundo prêmio internacional. O filme de ficção, feito em parceria com os alunos da Escola Lume de Cinema, levou o prêmio Onda Libera no 3º CORTOSPLASH, na Itália.
Em sua exibição no país, a repercussão entre a crítica foi positiva. Salvatore Verde, um dos renomados críticos italianos, não poupou elogios a grandiosidade da obra. “Um pequeno grande filme. Corajoso, poderoso, compacto, que lembra um monte do bom cinema do passado e as lições do melhor cinema brasileiro, mas também o neorrealismo cinematográfico italiano; e vai além, com competência linguística e valor técnico formal absoluto”, escreveu.
Mas, ao que tudo indica os prêmios não vão parar por aí. “Apenas dois meses após sua realização, o filme já foi selecionado para mais de 10 festivais internacionais”, destaca o diretor. Frederico Machado dirigiu anteriormente dois longas, O Exercício do Caos e O Signo das Tetas. Seu próximo trabalho, para o próximo ano, será o longa O Tempo Envelhece Depressa.
Além de Angústia, outros dois curtas brasileiros concorreram a prêmios no CORTOSPLASH. A cineasta Andréa Prado, do Rio de Janeiro, participou com o curta Lua Nova, produzido pela Cavideo; e João Ademir, também do Rio de Janeiro, com o filme A Culpa é do Neymar, que já foi exibido em mais de 15 festivais nacionais e internacionais, sendo premiado em três.