O Pátio Cultural oferece um curso prático e intensivo para quem quer se especializar em produção de série audiovisual para a televisão. Durante o curso “A anatomia de uma série”, o aluno aprenderá o passo a passo do trabalho ao lado de professores e profissionais com experiência no mercado. As aulas acontecem entre os dias 20 a 24 de junho, em São Paulo. As vagas são limitadas e os interessados podem realizar sua matrícula aqui.
A intenção do curso é mostrar o entendimento da construção da série – desde o surgimento da ideia, seu desenvolvimento e sua produção, até às possibilidades de negociação e desdobramentos – com planilhas abertas e o processo de inscrição nas leis de incentivo.
A base será o projeto Saudade, série documental com 8 episódios de 52 minutos cada criada por Paulo Caldas e Bárbara Cunha. Eles contarão sobre o processo de desenvolvimento criativo e sua realidade de produção e comercialização, acompanhados por Mariana Brasil, que aplicará um método para o planejamento desta produção e um plano de financiamento.
Saudade é uma obra audiovisual poética que investiga o sentimento e está sendo produzida. Sendo assim, o trio de professores irá dividir este processo com os alunos. O projeto dirigido por Paulo Caldas engloba um longa documental para o cinema, uma obra seriada para a televisão de 8 capítulos de 52 minutos, além de ter 20 pílulas/drops para a web, de 3 minutos.
A produção foi contemplada pelo FSA/PRODAV 3 linha de desenvolvimento de projetos em Núcleos Criativos, e em seguida, escolhido pelo canal Arte 1 para receber a verba total para produção e finalização através do FSA/ PRODAV 6.
Sobre os professores
Paulo Caldas é diretor e roteirista. Trabalha como jurado em festivais e avalia projetos audiovisuais em editais de fomento à cultura. Ministra regularmente cursos e consultorias, como na Escuela Internacional de Cine de Cuba, e na Faculdade Gama Filho (RJ) assim como no Instituto Dragão do Mar (CE). Dirigiu o Baile Perfumado em 1996, filme emblemático, marco da “retomada do cinema brasileiro”. Em 2000, lançou O Rap do Pequeno Príncipe contra os Almas Sebosas, documentário premiado em festivais como Havana e Paris e fez parte da mostra Novos Territórios do Festival de Veneza.
Para TV (GNT) dirigiu Sons da Bahia, da Conspiração Filmes e o DVD Quintal do Semba, pela Maianga, o primeiro DVD ao vivo de Angola. Roteirista do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. Deserto Feliz, seu terceiro filme, fez parte da Seleção Oficial na Mostra Panorama Special da Berlinale, em 2007; premiadíssimo no Festival de Guadalajara, e Festival Gramado. Em 2011, no Festival de Taormina (Itália), lança seu quarto longa, País do Desejo. Além de Saudade, dentre seus próximos projetos estão o filme de ficção O Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão, em pré-produção. Em seguida, SOL- Veredas da Solidão, longa metragem de ficção, em desenvolvimento. Ainda no território da ficção, o diretor adapta Milagrário Pessoal de Agualusa.
Mariana Brasil trabalha há 20 anos no mercado de produção independente. Há nove anos atua na área de produções para TV, tanto em produtoras como em um canal, com participação em mais de 50 obras produzidas para televisão. Desde 2012 faz consultoria e ministra cursos em desenvolvimento de projetos para TV. Atendeu mais de 1 mil alunos e produtores independentes em todo o Brasil. Trabalha com diversas instituições, entre elas: Centro Cultural Barco em SP, Ancine, Instituto Itau Cultural SP, FAAP – Pós graduação RTV, Faculdade de Comunicação de Salto – Itu, Porto Digital/Porto Mídia – PE, Instituto Cultural Dragão do Mar – CE, Festival de Cinema do RJ, Instituto Icuman em Goiânia, Festival de Cinema de BH, ABPITV, APRO/Sebrae, Fundação Roquete Pinto, Fundaj – PE entre outros.
Bárbara Cunha é produtora executiva e realizadora. Sócia fundadora, é a gerente de projetos da 99 Produções. Em 2013, assumiu a produção executiva e assistência de direção do filme Lua, de Paulo Caldas, uma obra de artes visuais/audiovisual que faz parte do acervo permanente do Museu Cais do Sertão (Recife/PE). Em 2014, fez produção executiva e assistência de direção do longa-metragem documental e obra seriada para TV Saudade, também de Paulo Caldas, atualmente em finalização. O doc Sobre Borboletas e Sereias é maraca sua estreia como roteirista e diretora no audiovisual. O videoarte Puerpério é uma imersão nas artes visuais. Também desenvolve o roteiro de ficção A menina noiva. Todos os novos projetos giram em torna da imagem do corpo feminino e suas transformações, conquistas, limitações, medos, cicatrizes.
Curso “Anatomia de uma série”
Datas: De 20 a 24 de junho.
Horário: 19 – 22 horas (com intervalo de 15 minutos)
Duração total: 12 horas
Número de vagas: 20
Local: Pátio Cultural
Endereço: Rua Havaí 431 – Perdizes
São Paulo, SP
Preço: R$ 800,00