Três produções brasileiras foram selecionadas para participar da 72ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontece em setembro na cidade italiana. São dois longas e um curta-metragem que representam o Brasil na mostra competitiva Horizonte – a segunda mais importante do festival – destinada a novas tendências estéticas do audiovisual.
O filme Boi Neon (2015), do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, narra o drama de um vaqueiro e sua família no Nordeste do Brasil. No elenco, Juliano Cazarré, Vinícius de Oliveira, Maeve Jinkings, Aline Santana e Carlos Pessoa. A produção de Mascaro é a terceira representante do cinema pernambucano em Veneza, sendo os anteriores Árido Movie (2005), de Lírio Ferreira, e Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo (2009), de Marcelo Gomes e Karim Ainouz.
O segundo longa que representa o Brasil é Mate-me Por Favor, estreia da diretora carioca Anita Rocha da Silveira. Com um misto de mistério, drama e humor, o filme revela uma série de assassinatos que despertam a imaginação de um grupo de jovens. Bernardo Marinho, Valentina Herszage, Dora Freind, Julia Roliz e Mariana Oliveira estão no elenco do filme.
E, para finalizar, o único curta-metragem brasileiro selecionado para o Festival de Veneza: Tarântula, de Aly Muritiba e Marja Calafange, produzido no Paraná. A história se passa em um velho casarão, habitado por uma família religiosa. A tensão começa quando um novo morador chega à casa e desperta a desconfiança. Com 20 minutos de duração, a produção traz no elenco Ana Clara Fischer, Giuly Biancato, Luma Domingues Zanetti e Malu Zanetti Domingues.
Confira o teaser de Tarântula: