Entre os dias 28 de julho e 21 de agosto, os filmes de Glauber Rocha estarão na tela da Cinemateca Brasileira. Uma mostra Retrospectiva Glauber Rocha irá prestar uma homenagem a um dos grandes nomes do cinema nacional e expoente do Cinema Novo, como também abre o semestre de comemorações dos 70 anos da Cinemateca.
Além de filmes clássicos, como Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, serão exibidos curtas, programas de TV e produções feitas durante seu exílio. Entre elas, Cabeças Cortadas, seu quinto longa-metragem, filmado na Espanha durante a ditadura do general Francisco Franco, período conhecido como franquismo. O curta-metragem El Viaje Glauber, de Fermín Sales Segarra, resgata a passagem do cineasta pelo país.
Nascido em Vitória da Conquista (BA) em 1939, Glauber Rocha iniciou no mundo do cinema com o curta-metragem Pátio. Seu primeiro longa-metragem foi Barravento, lançado em 1962. Ele foi o cineasta responsável pela internacionalização e reconhecimento do movimento do Cinema Novo brasileiro. No Festival de Cannes de 1967, foi premiado com o troféu da crítica internacional por Terra em Transe.
Após dois anos, retornou a Cannes para receber o prêmio de melhor diretor pelo trabalho realizado em O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Já em 1977, seu polêmico curta-metragem Di Cavalcanti, filmado durante o enterro do modernista, levou o prêmio do júri também em Cannes.
Retrospectiva Glauber Rocha
Data: De 28 de julho a 21 de agosto de 2016
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)
Entrada Gratuita
Telefone: (11) 3512-6111