O filme “Boi neon“, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, irá representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano do Prêmio Goya. Organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, a premiação é considerada o “Oscar” espanhol e acontece em fevereiro de 2017.
A Comissão de Seleção que escolheu o indicado brasileiro foi composta por profissionais do setor audiovisual a partir de consulta realizada pela Ancine. “Boi neon” foi escolhido a partir de uma lista de 17 candidatos que enviaram suas inscrições. O filme competiu com “Califórnia”, de Marina Person; “Chatô, o Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes; “O roubo da taça”, de Caito Ortiz; e “Pequeno segredo”, de David Shurmann, que representará o Brasil no Oscar 2017.
Lançado em 2015, “Boi Neon” participou de diversos festivais nacionais e internacionais, somando mais de 20 prêmios, entre eles o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza, melhor filme no Festival do Rio e nos festivais de Cartagena, Adelaide e Varsóvia. O diretor do filme retirou sua inscrição da seleção do Oscar 2016 em repúdio à Comissão Especial do Oscar.
Os finalistas do Prêmio Goya serão anunciados até dezembro. A categoria de Melhor Filme Ibero-Americano é formada por quatro finalistas.