Aquarius deveria concorrer ao Oscar – pelo menos é o que aponta a tradicional lista de “filmes que deveriam ser indicados” do The New York Times, divulgada no último domingo (8). Dois dos três críticos responsáveis pela publicação mencionaram os nomes de Sônia Braga para o prêmio de Melhor Atriz e de Kleber Mendonça Filho para Melhor Diretor e Roteiro Original.
Conforme o crítico A. O. Scott, Kleber deveria ser indicado ao Oscar de melhor diretor juntamente com dois americanos – Barry Jenkins (por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”) e Damien Chazelle (“La La Land – Cantando Estações”) – e duas cineastas europeias: a inglesa Andrea Arnold (“Docinho da América”) e a alemã Maren Ade (“Toni Erdmann”).
Scott citou ainda a atriz Sônia Braga. O crítico acredita que Sônia Braga, protagonista de Aquarius, deveria ser indicada juntamente com a atriz francesa Isabelle Huppert (“Elle”), a alemã Sandra Hüller (“Toni Erdmann”), a inglesa Tilda Swinton (“A Bigger Splash”) e a americana Taraji P. Henson (“Estrelas Além do Tempo”).
Stephen Holden também indicou Braga como candidata ao prêmio de Melhor Atriz. Para o crítico, a brasileira deveria concorrer com Huppert, Hüller e as atrizes sul-coreana Kim Min-Hee (“A Criada”) e a francesa Lou Roy-Lecollinet (“Três Lembranças de Minha Juventude”). Holden desejaria ainda ver Kleber indicado na categoria Roteiro Original ao lado de Jim Jarmusch (pelo roteiro de “Paterson”), Guy Hibbert (“Decisão de Risco”), Kenneth Lonergan (“Manchester à Beira-Mar”), e Paul Laverty (“Eu, Daniel Blake”).
A má notícia é que raramente o Oscar acompanha os gostos do The New York Times.