Grandes e premiadas produções do cinema brasileiro vão concorrer ao Prêmio Platino de Cinema Ibero-americano deste ano. Considerado o Oscar do cinema ibero-americano, para países da América Latina, Portugal e Espanha, o Platino indicou Aquarius, Cinema Novo Boi Neon às principais categorias da premiação.

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, aparece em três categorias: Melhor Ficção; Melhor Interpretação Feminina, para Sonia Braga; e Melhor Direção. Já Boi Neon, de Gabriel Mascaro, concorre à Melhor Direção de Fotografia, assinada por Diego Garcia. Cinema Novo, de Eryk Rocha, aparece entre os indicados à categoria de Melhor Documentário.

O Brasil ainda foi indicado na categoria de Melhor Animação com a coprodução Bruxarias. Ainda inédita no circuito comercial, a coprodução Brasil-Espanha é dirigida por Virginia Curiá e participou do Festival do Rio 2016. A entrega de prêmios do Platino acontece dia 22 de julho em Madri, na Espanha, e será transmitida pelo Canal Brasil.

Prêmio Platino

Criado em 2014 pela Entidad de Gestión de Derechos Audiovisuales (Egeda), da Espanha, e pela Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (Fipca), o Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano já é considerado uma das premiações mais importantes da América Latina.

Em edições passadas, o cinema brasileiro recebeu os prêmios de Melhor Documentário, com O Sal da Terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, e de Melhor Animação com O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que também recebeu indicação ao Oscar.

Em 2016, o cinema brasileiro foi “ignorado” pela premiação. O mais próximo que chegou foi com a indicação da coprodução Paulina, que tem direção, elenco e equipe técnica da Argentina. O grande vencedor da premiação ano passado foi  O Abraço da Serpente, do colombiano Ciro Guerra.

A lista completa dos indicados ao Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano 2017 pode ser conferida no site oficial da premiação.