Dois longas brasileiros estão incluídos na lista de melhores filmes do ano elaborada pelos críticos do jornal The New York Times. Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro, foram selecionados pelos críticos Manohla Dargis, A. O. Scott and Stephen Holden.

Sobre Aquarius, A. O. Scott considera o filme o sétimo melhor de 2016 e elogia a atuação de Sonia Braga. O crítico afirma que a personagem Clara, em sua luta desigual contra a demolição do edifício onde mora, representa “uma heroína guerreira e indomável de nosso tempo”.

Já Stephen Holden, que colocou o filme como o nono melhor do ano, destaca o caráter político do filme de Mendonça Filho e classifica a atuação de Braga como “imponente”. Aquarius, que concorreu ao Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016, já havia figurado entre os dez melhores filmes do ano pela tradicional revista francesa Cahiers du Cinéma.

Holden elencou, ainda, o longa Boi Neon como o sexto melhor filme de 2016. Segundo o crítico, o filme é uma “reflexão sensual e profunda sobre homem e animal” e uma “celebração dos odores animais”.

Confira a lista completa do New York Times.