No começo de janeiro, mais de 140 filmes e séries vão sair do catálogo da Netflix. Na lista, aparecem quatro premiadas produções nacionais: os documentários Doméstica e As Hiper Mulheres, e os filmes de ficção Cidade de Deus e O Som ao Redor. Confira abaixo as sinopses:
1 – Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles e Kátia Lund
Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
2 – As Hiper Mulheres (2011), de Carlos Fausto, Takumã Kuikuro e Leonardo Sette
Com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
3 – Doméstica (2013), de Gabriel Mascaro
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. O material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.
4 – O Som ao Redor (2013), de Kleber Mendonça Filho
A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.
Todas as sinopses foram retiradas do Adoro Cinema. A lista completa dos filmes que sairão do catálogo da Netflix em janeiro pode ser vista aqui.