A HBO anunciou a produção de sete novas séries documentais brasileiras. As produções discutem temas atuais, tais como a exploração do trabalho escravo moderno, o impacto de envelhecer no Brasil e as mudanças que ocorrem na vida de um LGBT após assumir abertamente sua sexualidade.
A série Trabalho Escravo, dirigida por Bruno Barreto, reúne 16 histórias reais de trabalho escravo no Brasil. Em cinco episódios, a produção tratá depoimentos de vítimas e algozes. Os casos foram registrados tanto em zonas rurais quanto urbanas, em indústrias e na agricultura, na prostituição e no trabalho doméstico.
Duas séries provocam reflexões sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade. Questionando o significado de envelhecer, Outros Tempos – Velho acompanha pessoas com mais de 60 anos em reflexões sobre o envelhecimento. Entre os entrevistados estão Ney Matogrosso, Tânia Alves e Hermeto Pascoal.
Em Fora do Armário, o foco está no momento em que pessoas LGBTs assumem sua orientação sexual e/ou identidade de gênero aos amigos e familiares. Em 10 episódios, o programa trará situações reais e entrevistas para realizar um retrato íntimo, mostrando as mudanças no cotidiano e nos relacionamentos.
Outra produção anunciada pela HBO é a docussérie Transamazônica – Uma Estrada Para o Passado. Com direção de Jorge Bordansky (Iracema – Uma Transa Amazônica), a série explora a rodovia Transamazônica, idealizada pelo governo militar no fim dos anos 1960, e entrevista moradores locais que acompanharam a transformação.
O canal confirmou a segunda temporada de A Grande Luta, série que conta a história dos principais lutadores brasileiros de MMA, judô, karatê, entre outras lutas. Também foram anunciadas duas minisséries sobre ícones da música brasileira: Milton – Pelo Mundo, sobre Milton Nascimento, e O Nome Dela é Gal, sobre Gal Costa.
Séries de ficção
Além das séries documentais, a HBO anunciou a produção de mais quatro produções brasileiras de ficção. São elas: Santos=Dumont, baseada na história do inventor brasileiro; A Vida Secreta dos Casais, thriller erótico estrelado por Bruna Lombardi; Psi, criada pelo psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris; o drama bilíngue O Hipnotizador;
Todos os programas serão exibidos nos canais HBO/MAXe e ainda não há previsão de estreia.