Na semana em que a escritora brasileira Lygia Fagundes Telles completa 94 anos, a TV Cultura presta uma homenagem documental. Estreia nesta sexta-feira (21), às 22h30, o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira.
Com direção de Helio Goldsztejn e produzido pela TV Cultura, o documentário traz depoimentos de personagens da história de vida da escritora, entre eles Jô Soares, Tati Bernardi e Ignácio de Loyola Brandão.
O filme também pretende revelar uma Lygia multifacetada, que, prestes a completar 80 anos desde a publicação de seu primeiro livro de contos, continua em plena atividade literária e se mostra contemporânea.
Lygia Fagundes Telles
O primeiro livro de contos de Lygia Fagundes Telles, Porão e Sobrado, foi publicado quando tinha apenas 15 anos, em 1938. Em 2005, foi reconhecida com o Prêmio Camões por seu trabalho pela literatura em língua portuguesa. Desde 1987, a escritora ocupa uma cadeira da Academia Brasileira de Letras.
Vencedora do Prêmio Jabuti de 1973 por As Meninas, obra adaptada para o cinema e teatro, Lygia possui outros três romances publicados e dezenas de contos. Seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, foi adaptado para uma telenovela homônima, exibida pela Rede Globo em 1981 e com um remake em 2008.
Em parceria com Paulo Emílio Sales Gomes, com quem era casada, adaptou para o cinema o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o cineasta Paulo César Saraceni. Ela também presidiu a Cinemateca Brasileira, fundada por seu marido.