O Opinião e Notícia preparou uma seleção de filmes brasileiros ideais para aqueles que amam Carnaval, samba, Rio de Janeiro e, principalmente, bons filmes. Confira:
1. Mulatas! Um Tufão nos Quadris (2011)
Em 90 minutos, o documentário de Walmor Pamplona reúne histórias de 13 passistas do Carnaval carioca de diferentes gerações, que ajudam a compor o retrato dessa festividade.
2. O Samba que Mora em Mim (2010)
No documentário O Samba que Mora em Mim, a história é ambientada no Morro de Mangueira, no Rio de Janeiro, no período de pré-carnaval. O ponto de partida é a quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, lugar do reencontro da diretora Georgia Guerra-Peixe com sua própria história. O documentário, em primeira pessoa, conta o que o carnaval significou na vida e na família da diretora.
3. Carnaval Atlântida (1952)
Xenofontes (Oscarito), um sisudo professor de mitologia grega, é contratado por um produtor como consultor da adaptação do clássico “Helena de Tróia” para o cinema. Só que dois empregados do estúdio sonham transformar o épico grego numa comédia carnavalesca. A direção é de José Carlos Burle e Carlos Manga.
4. Orfeu Negro/ Orfeu do Carnaval (1959)
Primeira versão cinematográfica da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, Orfeu Negro transpõe o mito grego de Orfeu e Eurídice, uma trágica e bela história de amor, para os morros do Rio de Janeiro durante o Carnaval. Consagrado no mundo inteiro, tendo recebido muitos prêmios, incluindo a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de Filme Estrangeiro, o filme foi também um dos marcos fundadores da bossa nova, trazendo músicas clássicas do gênero assinadas por Tom Jobim, Vinicius, Luiz Bonfá e Antônio Maria, como “A Felicidade”, “Manhã de Carnaval” e “O Nosso Amor”. A direção do filme é de Marcel Camus.
5. Orfeu (1999)
Esta é mais uma versão da peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, para o cinema. Desta vez com a direção de Cacá Diegues e com música de Caetano Veloso, tendo como protagonistas Toni Garrido e Patrícia França.
6. Alô, Alô, Carnaval (1936)
O filme de 1936 conta a história das dificuldades de dois produtores em custear a revista musical Banana da Terra. No elenco, nomes como Oscarito, Jorge Murad, Francisco Alvez, Lamartine Babo, Almirante e Carmen Miranda. O filme é dirigido por Ademar Gonzaga.
7. Favela dos Meus Amores (1935)
Favela dos Meus Amores, de Humberto Mauro, foi o primeiro filme a retratar a vida nessas moradias pobres e a contar a história de uma escola de samba. A Portela participou do filme tanto na criação das cenas, como contagiando com o seu samba.
8. Santa de Casa (2006)
O curta-metragem de Allan Sieber é baseado em um conto de Aldir Blanc. Ele conta a história de uma menina que se tornou santa milagreira de um bloco de carnaval. Depois de uma gravidez difícil, Oséias fez a promessa colocar sua filha para desfilar por três anos em um bloco de carnaval vestida de santa. Logo , a menina ganha fama de milagreira.
9. Mataram Meu Gato (2006)
Curta de Ana Rieper e Maria José Freire, documentário mostra o processo de remoção e transferência das favelas cariocas de 1960, no Complexo da Maré, a partir da história da escola de samba Gato de Bonsucesso. Além disso, enfoca a realidade das escolas que estão fora da elite do Carnaval carioca, que desfila na Marquês de Sapucaí.
10. Isto é Noel (1990)
Isto é Noel, de Rogério Sganzerla, é um ensaio documental sobre a música e o tempo do poeta da Vila, que é considerado um dos maiores mestres do samba.