A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira (9) a lista dos semifinalistas para o Oscar 2021. Guatemala, México e Chile são os países latino-americanos que avançam na disputa pelo prêmio cinematográfico de maior renome mundial. La Llorona, Ya No Estoy Aquí e Agente Duplo podem estar entre os indicados à categoria de Melhor Filme Estrangeiro, e este último também a de Melhor Documentário de Longa-metragem.
A chamada shortlist apresentou os semifinalistas de nove categorias do 93º Oscar, dentre elas as de filme estrangeiro e longa documental. De 238 não ficções qualificadas para a edição deste ano e 93 representantes indicados por seus países, foram pré-selecionados 15 títulos para cada categoria.
A América Latina conta com três representantes na disputa por uma indicação à Melhor Filme Estrangeiro. Guatemala avança com o terror de cunho social La Llorona (Guatemala), dirigido por Jayro Bustamante, que retrata o genocídio da população maia da Guatemala. Esta é a terceira vez que o país submete uma produção nacional à avaliação da Academia.
O drama musical de Fernando Frias Ya No Estoy Aquí, produção da Netflix, leva o México para a próxima etapa. No filme, Ulises (Juan Daniel Garcia Treviño), líder de um grupo apaixonado pelo ritmo da cúmbia colombiana, é forçado a fugir do país após um mal-entendido com uma gangue local. Em 2019, Roma, de Alfonso Cuarón, também produzido pela gigante do streaming, levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro.
Já o Chile está representado por um documentário com chance dupla de indicação. Agente Duplo (El Agente Topo), de Maite Alberdi, aparece entre os semifinalistas das categorias de filme estrangeiro e de documentário de longa-metragem. O misto de documentário e “dramédia” foi aclamado em Sundance 2020 e apresenta a história de um investigador particular que contrata uma pessoa para trabalhar como espiã em um asilo onde há a suspeita de abusos contra os idosos.
Brasil fora da disputa
Nove produções brasileiras elegíveis não avançaram para a semifinal do Oscar 2021. Os longas-metragens documentais Babenco – Alguém Tem Que Ouvir O Coração e Dizer: Parou, Narciso Em Férias, Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil, Libelu – Abaixo a Ditadura e Meu Querido Supermercado; e os curtas-metragens Umbrella, Carne, Baile e Filhas de Lavadeiras ficaram de fora da shortlist.
Este é o resultado que temos até o momento, mas é possível que este cenário mude. Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2020, está oficialmente qualificado para o Oscar e pode ser indicado às categorias principais, incluindo a de melhor filme. O anúncio dos finalistas acontece dia 15 de março e a cerimônia de entrega dos prêmios em 25 de abril.