O Festival do Rio lançou uma campanha de financiamento coletivo para levantar parte da verba necessária para a realização da edição de 2019. A primeira meta de R$ 500 mil de arrecadação está dentro do ritmo esperado e em breve deve virar para a segunda, que é levantar R$ 800 mil. Para colaborar, basta acessar o site da Benfeitoria e fazer a doação.
O orçamento mínimo do Festival é R$ 3,5 milhões, sendo que parte virá da participação do público via financiamento coletivo e parte está em negociação com empresas patrocinadoras. Devido ao cronograma necessário para levantar os recursos, o Festival do Rio ganhou uma nova data: entre 9 e 19 de dezembro. A campanha tem metas detalhadas no site.
Quanto maior for o valor arrecadado, maiores são as possibilidades de realizar mais ações e incrementar a programação. Além do Festival do Rio, o Janela Internacional de Cinema do Recife segue em campanha para viabilizar sua 12ª edição. Ambos enfrentam desafios financeiros após o congelamento ou corte de verbas pelo governo federal, que interrompe programas e editais ligados à Cultura.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é o maior da América Latina. Desde sua criação, foram exibidos 7 mil longas, incluindo filmes recém-premiados em festivais e mostra internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Além de formador de público, o festival também atua com a formação de mão de obra, capacitando mais de 7 mil profissionais. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Premiére Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.
Com informações da assessoria.